Ricardo Evangelista quer mais qualidade nas consultas médicas

Projeto de lei estabelece tempo mínimo de 15 minutos para o médico atender o paciente

Niterói é a cidade brasileira com o maior número de médicos por habitante, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/FGV entre os 150 maiores municípios do país. Mas uma consulta médica detalhada nem sempre é simples de se encontrar nos consultórios e hospitais de Niterói. Para atender a grande demanda de pacientes, alguns profissionais levam menos de cinco minutos para receitar um remédio e dispensar uma pessoa doente. Mas esse mau hábito está com os dias contados em Niterói.

O projeto de Lei nº 248/2018 do vereador Ricardo Evangelista (PRB), propõe que as consultas médicas realizadas em Niterói tenham uma duração mínima de 15 minutos. As unidades de saúde do município deverão informar os pacientes através de um cartaz afixado no local.

Muitos idosos denunciaram receber o atendimento em apenas cinco minutos, o que acaba por comprometer a qualidade e eficiência do diagnóstico junto ao paciente – justifica o vereador Ricardo Evangelista (PRB).

Com a aprovação da proposta, os médicos deverão cumprir o período mínimo de quinze minutos para o atendimento de cada paciente, possibilitando maior qualidade na prestação do serviço médico. O projeto de lei segue em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Niterói.